domingo, 2 de agosto de 2009

Carlos Pereira: mais duas desgarradas made in Alfama

A força excessiva que Paulo Bento utiliza nas palavras contra os árbitros - e que levou a mais um castigo, agora de um mês - tem Carlos Pereira na voz: grossa, meio rouca e capaz de, há alguns anos, fazer umas desgarradas em família. É esse timbre criado em Alfama que comandará o Sporting nas duas primeiras jornadas do campeonato, por sinal complicadas: os europeus Nacional (fora) e Sp. Braga (casa) são os adversários inaugurais. A tarefa não será fácil mas os lisboetas têm o propósito de, até à 6.a jornada (altura em que defrontam o FC Porto), somarem entre 13 a 15 pontos. "Entraremos como leões de garras bem afiadas", dirá o técnico-adjunto numa expressão que lhe é muito querida. Porquê? A história joga por completo a seu favor: em três encontros em que substituiu o treinador principal, outras tantas vitórias com o resultado de 2-1.

Em Dezembro de 2007, o Sporting recebeu o P. Ferreira com Paulo Bento a ver o jogo da bancada. Resultado: 2-1. Motivo do castigo de 12 dias: críticas à arbitragem de Pedro Henriques num Benfica-Sporting (0-0). Em Maio de 2009, o Sporting recebeu o V. Setúbal e deslocou-se à Madeira (Marítimo) com Paulo Bento a ver o jogo da bancada. Resultados: 2-1. Motivo do castigo de 12 dias: críticas à arbitragem de Lucílio Baptista num Sporting-Benfica da final da Taça da Liga (1-1, derrota nos penáltis). É sempre assim. Até mesmo quando o técnico principal foi expulso no decorrer de uma partida - em Guimarães, os leões viraram o resultado depois de terem estado a perder. Acabou, claro está, 2-1.

No arranque da Liga, a táctica será a mesma: Ricardo Peres, treinador de guarda-redes, senta-se ao lado de Paulo Bento num camarote e passa informações a Leonel Pontes, o outro adjunto. Depois, é Carlos Pereira que toma as decisões.

Líder Aos 60 anos, o elemento que simboliza a mística do Sporting continua a revelar toda a importância no grupo. Os tempos em que cantava com pais, tias e irmãos em Vidual de Cima (Pampilhosa da Serra) já lá vão, sobra a forte ligação com o clube onde começou a jogar com 13 anos. Fez o primeiro encontro como avançado - tinha Travaços, o Zé da Europa, como treinador -, a partir do segundo foi sempre lateral-esquerdo. Nunca marcou nos seniores mas ganhou a dobradinha (campeonato e Taça) em 1974.

Passou por Belenenses e Estoril, no qual terminou a carreira depois de ter capitaneado grandes nomes do futebol como António Simões ou José Torres. Aí, as cadernetas de cromos e as bolas de trapos com que rivalizava com o irmão já estavam arrumadas. Sobrava a vontade de regressar a Alvalade, algo que conseguiria em Outubro de 2005 após passagem pelo Alverca, a convite do presidente da altura e amigo, Luís Filipe Vieira. (In: Jornal i)

1 comentário:

Tiagomfc disse...

bom blog.boa sorte na continuaçao do mesmo.